O que causa a sensibilidade nos dentes? Quais são os dentes mais sensíveis? Quais são os tratamentos para dentes sensíveis? Existe cura para os dentes sensíveis? Custa caro um tratamento para dentes sensíveis?
A sensibilidade nos dentes está intimamente ligada a sensibilidade dentinária que surge a partir de um estímulo a dentina exposta (parte da raiz do dente), e é um distúrbio crônico com aparecimento de episódios agudos. É uma forma de dor breve e aguda que não tem classificação de doença ou defeito.
Diante disso vamos as top 10 dúvidas sobre sensibilidade nos dentes:
1- O que causa a sensibilidade nos dentes?
Cáries, restaurações fraturadas ou infiltradas, fraturas nos dentes e fissuras. Exposição das raízes dos dentes por problemas periodontais, perda de esmalte, desgaste dentário (abrasão ou erosão).
2- Quem é mais afetado pela sensibilidade nos dentes?
A sensibilidade dentinária pode acometer até 57% da população. Em pacientes com doença periodontal (problemas na gengiva), pode atingir até 98%. Os pacientes mais afetados estão entre 20-50 com um pico entre 30-40 anos de idade. As mulheres são mais afetadas do que os homens.
3- Quais são os dentes mais sensíveis?
Estudos mostram que os caninos são os dentes mais afetados.
4- Quais são os principais estímulos causadores da sensibilidade dentinária?
Cerca de 90% afirmam ser o frio o agente causador da sensibilidade, os estímulos táteis representam os outros 10%.
5- Quais são os tipos de sensibilidade?
Existem três tipos: leve, moderada e grave.
6- Quais são os tratamentos para sensibilidade nos dentes?
Sensibilidade leve: aconselhamento sobre a dieta, prescrição de pasta de dentes para dentes sensíveis e/ou enxagüatórios bucais.
Sensibilidade moderada: o tratamento de escolha é a aplicação de verniz fluoretado de alta concentração.
Sensibilidade Grave: o tratamento é mais invasivo, pois este tipo de sensibilidade afeta a qualidade de vida do paciente. Adesivos dentinários, cimentos a base de flúor ajudam a fechar a raiz exposta.
7- Se existe tratamento então existe cura para a sensibilidade nos dentes?
Como visto na introdução do post, a sensibilidade nos dentes pode ter várias causas. Se a doença é tratada desde cedo a possibilidade de cura é maior. Nos casos de raiz exposta por problemas periodontais por exemplo, a sensibilidade é para o resto da vida! Por isso a importância da prevenção.
8- Como posso saber qual o grau de sensibilidade eu me encaixo?
A dor é uma experiência subjetiva em que a percepção é baseada em uma série de variáveis, incluindo: a personalidade individual, fatores psicológicos, o grau de medo ou ansiedade, cultural fatores e influências sociais. portanto somente o dentista diagnosticará corretamente o grau de sua sensibilidade.
9- Como faço para evitar a sensibilidade? Não posso tomar nada gelado, um café muito quente?
A melhor maneira de evitar a instalação da sensibilidade dentária não é deixar de comer ou privar-se do que gosta, mas sim realizar um check up preventivo anual no seu dentista a fim do profissional eliminar a causa antes que a doença se instale e cause dor de dente.
10- Custa caro o tratamento para sensibilidade nos dentes?
Lembre-se que caro é não tratar o problema e deixá-lo aumentar! Uma dor de dente, ou sensibilidade dentária não vai diminuir com o tempo, muito pelo contrário. Você deve ir ao dentista para descobrir a causa e eliminá-la.
Fonte:
Ricarte JM, Matoses VF, Llácer VJF, Fernández AJF, Moreno BM. Dentinal sensitivity: Concept and methodology for its objective evaluation. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2008 Mar1;13(3):E201-6.
2 comments
Pingback: OdontofoGUIA! #22 | Medo de Dentista
Pingback: Dor de dente? Qual é o melhor remédio? - Ortocia